Menu de páginas

Um Pouquinho mais sobre Sócrates

Nascido em Atenas, Sócrates (469-399 a.C.) é tradicionalmente considerado um marco divisório da história da filosofia grega. 
Socrates ensinou sobre a importância do autoconhecimento e deixou-nos uma nova idéia sobre DEUS, pois ele seguia sempre a orientação de seu Daimon, seu DEUS PESSOAL.
Sócrates percebe que a sabedoria começa pelo reconhecimento da própria ignorância. “Só sei que nada sei” é, para Sócrates, o princípio da sabedoria, atitude em que se assume a tarefa verdadeiramente filosófica de superar o enganoso saber baseado em idéias pré-concebidas. 
Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. 
O método socrático, como é denominado, consiste numa dialética, em que a discussão se desenvolve em dois tempos, - a ironia e a maiêutica. 

A ironia socrática consiste em perguntar, fingindo desconhecer o assunto (= dúvida fictícia e metódica), com vistas a refutar a tese contrária e preparar a tese verdadeira. 

A maiêutica de Sócrates conduz o interlocutor a descobrir paulatinamente o conhecimento sobre o objeto de discussão. No caso de Sócrates que supunha haver idéias inatas, a maiêutica consistia, mais precisamente, em fazer recordar, despertando os conhecimentos virtualmente possuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog