Menu de páginas

O mundo dos valores

Todo mundo já ouviu falar no jeitinho brasileiro, não pode, mas sempre da um jeito... muitos até chegam a achar que se trata de virtude a complacência com a qual as pessoas fecham os olhos para certas irregularidades e ainda favorecem outras tantas....

O que é valor?
Olhe a sua volta e escolha um objeto ou pessoa e faça um "juízo de realidade"
A) esta caneta é azul
B) esta caneta é nova
C) Maria saiu por aquela porta
D) a barraca esta cheia de frutas
E)João foi a igreja
Observe também que, ao mesmo tempo, é inevitável fazer "juízo de valor"
A) esta caneta azul não é tão bonita quanto a vermelha
B)a caneta antiga escrevia melhor que esta
C)Maria não devia ter saído antes de terminar o trabalho
D)as frutas fazem bem à saúde 
E)orar reconforta o espírito...
O primeiro caso trata-se de  avaliação estética, o segundo considera-se o valor de utilidade, no terceiro parece ocorrer a transgressão de um valor moral, no quarto há referencia ao valor vital, no ultimo refere-se ao valor religioso.
Há portanto o mundo das coisas e o mundo dos valores, mas não podemos dizer que os valores são da mesma maneira que as coisas são. Isto é, não existe o valor em si enquanto coisa, mas o valor é sempre uma "relação" entre o sujeito que valora e o objeto valorado.
(atribuir  valor a alguma coisa é não ficar indiferente a ela, portanto a não-indiferença é a principal característica do valor)
Isto significa que os valores existem na ordem da "afetividade"ou seja não ficamos indiferente diante de alguma coisa ou pessoa, pois somos sempre afetados por elas de alguma forma. Reclamamos da caneta que não escreve bem, ouvimos várias vezes com prazer a musica de nossa preferencia, recriminamos quem usa de violência e assim por diante. Valorar é uma experiência fundamentalmente humana que se encontra no centro de toda escolha de vida. Fazer um plano de ação nada mais é do que dar prioridade a certos valores, ou seja, escolher o que é melhor (seja do ponto de vista moral, utilitário,etc) e evitar o que é prejudicial para se atingir os fins propostos.
A consequência de qualquer valoração são, sem dúvida, as regras para a ação pratica.assim se o ar é um valor para o ser vivo é preciso evitar que a qualidade desse bem indispensável. Se a credibilidade é um valor nao posso estar o tempo todo mentindo caso contrario as relações humanas ficariam prejudicadas.portanto diante daquilo que é experiência dos valores orienta para o que der ser.
 (tese estudada a partir do livro "temas de filosofia" desenvolvida por Paulo e avaliada por Wilian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog