Menu de páginas

Introdução à Lógica

O que é a Lógica?
 Estudar Filosofia é bem diferente de estudar Matemática ou História, em Filosofia não se aprende resultados ou verdades absolutas com ela o aluno empenhado refaz o caminho do filósofo, um dos mais importantes benefícios que ela nos trás é a capacidade de repensar sobre verdades estabelecidas. A Lógica é o ramo da Filosofia que dá os fundamentos para a construção ideias bem sucedidas, ela governa não só a Filosofia mas todo o conhecimento humano, guiando raciocínios e desmistificando fatos estabelecidos, por esse motivo essa tem um valor enorme na produção de conhecimentos e nos debates.

 Vamos dar introdução contextualizando e definindo algumas coisas importantes.


 Argumento é a sustentação de uma tese, possui duas faces, a verdade(ligado a afirmação) e a validade(ligado ao raciocínio).

Verdade x Validade

 Verdade:
 A verdade de algo é o julgo a respeito do seu conteúdo, podemos dizer que uma afirmação é verdadeira quando corresponde à realidade ou falsa quando não corresponde, assim pela verdade dentro de um ambiente de debate atacamos as premissas.

 Validade:
 A validade de algo é o julgo a respeito da sua forma, ao método usado para defender uma ideia, é uma crítica ao argumento e não necessariamente à ideia. Dizer que uma afirmação é inválida é o mesmo que dizer que é uma falácia, assim pela validade no ambiente de debate atacamos o raciocínio.

Vamos exemplificar:


 Premissa 1: Todas as baleias são mamíferos.
 Premissa 2: Alguns animais são baleias.
 Conclusão: Alguns animais são mamíferos.


 Premissa 1: Toda gata mia.
 Premissa 2: Minha namorada é uma gata.
 Conclusão: Minha namorada mia.


 Premissa 1: Deus é amor.
 Premissa 2: O amor é cego.
 Premissa 3: Steve Wonder é cego.
 Conclusão: Logo, Steve Wonder é Deus.

Na próxima semana analisaremos estas afirmações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog