Menu de páginas

Ordem (organização)

  A palavra ordem pode assumir diversos sentidos dependendo do contexto. Trataremos da ordem num sentido um pouco abstrato, mas podemos definir como organização pessoal, como uma forma de dispor/posicionar objetos ou ideias para usá-los de uma forma mais prática.


O que é ordem?
 Todo ambiente ou circunstância que observamos é mapeado pela nossa mente e nos causa uma impressão, podendo a disposição das coisas ser aleatória ou ordenada. Dizemos que organizado é aquilo que possui uma lógica na disposição das coisas e uma clareza visual. Por exemplo, dispor os livros de uma estante em ordem alfabética, é uma forma de organização e se utiliza de uma lógica que no caso é a sequência das letras. Por outro lado, no ambiente em que os objetos estão aleatoriamente dispostos é não há ordem. Podemos, então, dizer que ordem está relacionada à inteligibilidade (facilidade de compreensão) de um ambiente. Essa inteligibilidade pode ocorrer também através da memorização porém é muito mais simples lembrar os padrões repetitivos do que informações distintas e avulsas.

Para que organizar?
 A ordem torna mais prático o uso dos daquilo que se ordena e também permite que a mente esteja lúcida com a fácil inteligibilidade do ambiente o que deixa o indivíduo mais disposto e livre para atuar em prol de algum objetivo. Em contra partida ao nos depararmos diante de uma desordem/bagunça, paramos, observamos e somos forçados a escolher de que forma vamos atuar no ambiente desorganizado. É inadequado ficar em um ambiente que temos pouca mobilidade para fazer algo.

 Os exemplos facilitam bastante a compreensão do que é a Ordem porém a ordem é um conceito abstrato que se aplica tanto às coisas físicas como às intelectuais. Isso significa que a ordem pode também trazer benefícios ao ser aplicada aos pensamentos, aos estudos, aos diálogos etc.


de: Wilian Lima & Paulo Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog